Passo a passo (PAP) - Bloquinho de geladeira para anotações

Oiii, gente! Estava morrendo de saudades do meu mundinho virtual!

Tinha tomado um chá de sumiço, mas voltei com a corda toda!!!

Ainda não começarei as aulas, só na semana que vem, mas, para vocês irem se divertindo, postarei um PAP de um bloquinho de geladeira bem bacana. Serve para anotar recadinhos ou listinha de compras.

Serve também como presentinho para uma pessoa querida!

No prendedor eu coloquei um lápis. Eu prefiro usar o lápis, acho-o mais eficiente do que a caneta para escrever na vertical (geladeira).

Abaixo está o PAP para você confeccionar uma peça semelhante. Espero que gostem!

Quaisquer dúvidas, fiquem à vontade para perguntar-me, ok?

Beijos.

Materiais básicos TEC:

  • Cola para scrapbook
  • Fita banana
  • Estilete
  • Régua
  • Base de corte

Materiais TEC:

  • Folha para scrap Lilás Flor
  • Folha para scrap Azul Bebê Xadrez
  • Folha para scrap Puro Glitter Verde
  • Furador borda contínua Nobre
  • Furador jumbo Folha
  • Furador regular Ramo
  • Furador regular Flor
  • Furador mini Flor
  • 1 Bailarina mini lilás
  • 2 Flores Artesanais Azuis Pequenas
  • Fio de cabelo
  • Rolo de borracha
  • Adesivo Alfabeto Estampado
  • Base de EVA
  • Agulhão

Outros Materiais:

  • Rolo de espuma
  • Pincel
  • Clips
  • Prendedor de roupa de madeira
  • Folhas para lembretes (8cm x 8cm)
  • Folha de ímã adesivada
  • Pedaço de papelão 1,8 mm nas medidas: 12,5 cm x 18 cm

Passo a passo:

1 - Junte as folhas para lembretes.
2 - Passe cola para juntar as folhas.
3 - Com o pincel, espalhe a cola em toda a superfície.
4 - Prenda com os grampos. Depois deixe de lado, para secar.
5 - Pegue o papelão e passe cola nele.
6 - Eu gosto de esticar a cola com um rolinho de espuma, para espalhar bem e uniformizar.
7 - Cole o papelão na folha de scrap lilás.
8 - Vire a peça e passe o rolo de borracha. Isso nos certifica de que a folha será bem colada, sem bolhas de ar ou cola.
9 - Corte o excesso de papel, deixando mais ou menos 1,5 cm de borda.
(Eu ainda não tenho, mas a TEC lançou mais réguas para encadernação que nos ajudará nessas etapas. ÊêÊêê!!!)
10 - Posicione o fio de cabelo na margem do papelão, numa quina.
11 - Corte com o estilete a pontinha de papel.
12 - Passe cola na borda de papel, inclusive na parte destacada na imagem.
13 - Para colar a borda, vire o papelão em direção à folha - pressionando o papelão contra a base de corte - e não a folha em direção ao papelão. Se você virar com os dedos a folha no papelão, você correrá mais riscos de amassar a folha.
14 - A quina, você amassa desta maneira:
15 - Faça os passos 12, 13 e 14 com o lado oposto da borda que acabamos de colar. Acho que o trabalho fica mais bonito assim.
16 - Depois, cole as outras duas abas.
17 - Corte dois pedaços de papéis azuis, um nas medidas 5cm x 12,5cm e outro, 7cm x 12,5cm.
18 - Com o furador borda contínua Nobre, fure as bordas dos papéis.
19 - No papel Puro Glitter Verde, fure 5 folhas com o furador Jumbo Folha e 2 folhas com o furador Regular Ramo.
20 - Com o furador regular Flor, fure 2 flores. Será preciso mais 2 flores Mini.
21 - Passe cola numa face do pregador de roupas.
22 - Cole o pregador no papel azul.
23 - Recorte os excessos com o estilete.
24 - Com o agulhão, fure o centro das flores.
24 - Pegue a bailarina e monte a flor nesta sequencia, da esquerda para direita. Alterne a face da folha como desejar. Eu fiz assim:
1. flor mini branca
2. flor mini branca
3. flor regular lilás
4. flor regular branca
25 - Veja como ficou.
26 - Vire a flor.
27 - Abra as “perninhas” da bailarina.
28 - Cole a ponta da fita banana na base e corte, com o estilete, um pedacinho de fita.
29 - Cole um pedacinho na base da florzinha. Tire o papel amarelo.
30 - Cole a florzinha no centro do pregador de roupas.
31 - Passe cola nos raminhos.
(Acho ótimo usar cola nas costas da mão. Possibilita espalhar bem a cola, além do que, ao colar, evita que a cola transborde a figura.)
32 - Cole os raminhos junto à flor.
33 - Hora de montar a peça. Comece colando os dois pedaços de papéis azuis.
A distância A e B são as mesmas.
34 - Agora, antes de colocar qualquer relevo na parte da frente, vamos recortar e colar o ímã atrás da peça.
Corte o ímã num pedaço de 11,5cm x 17cm.
35 - Retire o papel que protege a cola do ímã.
36 - Cole o ímã na parte de trás da peça.
37 - Cole o bloquinho.
38 - Cole os adesivos de alfabeto, formando a palavra “Notes”.
39 - Cole o prendedor de roupas decorado.
40 - Pegue as duas flores artesanais TEC e cole um pedacinho de fita banana atrás delas.
41 - Cole-as na peça.
42 - Por fim, cole as folhas por volta das flores artesanais.
Está pronta a peça!
Agora é só colocar um lápis no prendedor e colocar a peça na porta da geladeira ou dá-la de presentinho para uma pessoa querida!

E aí, o que acharam? Gostaram?

48 comentários:

  1. Adorei!!!! Sempre gosto de acompanhar os PAP's nos blogs porque sempre aprendo algo novo... e o seu foi bem mastigadinho, melhor impossível!! Vou fazer um inspirado no seu e depois posto no meu blog!!! bjk

    ResponderExcluir
  2. Vc apareceu!!! e com esse lindo pap! Obrigada!!

    Lembra do pap da flor? o segundo.... não deu certo!
    Acho que me falta paciência! desisti!
    beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  3. como assim, gostei? eu amei!!! nunca fiz com manta de imã...acho que vou tentar
    obrigada
    kisses
    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Uauuuu que lindo! Adorei, parabéns lindo de verdade! Qualquer hora vou tentar. Agora vou dar uma espiadinha em outras coisinhas no seu blog, por que se tem uma coisa linda dessas com certeza tem mais...rsss

    Bjusss

    www.mundo-de-jozi.zip.net

    ResponderExcluir
  5. Uma graça!
    Adorei o pap..
    hhuuummm preciso desse rolo de borracha..
    Bjokas queridas!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei seu PAP. O detalhe da cola no dorso da mão, adorei.
    Obrigada pela visita ao meu blog. Nos visitaremos muito porque também sou sua seguidora.
    Uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  7. Então, o rolo de borracha é ótimo para encadernar. Ainda mais quando é tecido. Não sei se você tem uma espátula de borracha (era o que eu usava antes). Ela "arrasta" o tecido, franzindo-o. O rolo não!!! Também não tem o risco de sujar o trabalho arrastando as mãos!
    Tá aí outra coisinha para comprar : )
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Lindo.....obrigada!
    Seu trabalho é divino, adorei tudo aqui!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  9. Oi claudinha, que saudades, hj fiz um projetinho e lembrei muito das suas dicas que foram preciosas, vou te mandar um foto para veres como ficou... e tão logo eu puder vou fazer este notes, amei como tudo q tu faz... beijos... e até nossas aulas...

    ResponderExcluir
  10. Foi o pAP mais detalhado que acompanhei! muito bom, bem explicado, e achei um trabalho caprichoso, alegre em flores, cores suaves, prático e útil. Mas ainda ficaram duas questões que tenho dúvida. O bloquinho não pesa? não há risco de soltar? e será qe tem pap para uso do furador de borda contínua? é incrível, eu e uma amiga tentamos
    fazer a borda mas não saiu igualzinha.
    Desculpe pela extensão de meu comentário.
    Espero que tenha paciência de ler.
    Grande beijo e parabéns! Nidia

    ResponderExcluir
  11. Claudinha, adorei seu PAP!
    Tudo muito bem expicadinho, sem falar que bloquinhos para porta da geladeira são úteis demais!
    Obrigada pelo PAP.

    bjks

    ResponderExcluir
  12. Claudinha, que blog mais tudo de bom!!!

    Amei seus PAPs!!!

    Já virei sua seguidora também!

    Obrigada por encontrar meu blog, pois vc me fez encontrar o seu!!!

    Mil bjinhos e boa semana!!

    ResponderExcluir
  13. Trabalho que nada, Nidia, é um prazer!!!

    1. O bloquinho não pesa a ponto de se soltar! É claro que coloquei uma camadinha generosa de cola para não correr o risco! O bloquinho tem quase 1 cm de espessura. Se acabar as folhas, pode-se colar outro bloquinho.

    2. Vou fazer sim um PAP de como usar o furador de borda contínua. É uma dúvida recorrente entre minhas alunas também. Foi ótima sua dica, obrigada!
    Só que vou fazer isso na segunda que vem, ok? Esta semana estou muito atarefada...
    Se você estiver muito ansiosa para esperar, vou lhe dar uma dica agora: para este furador, o Nobre, basta que você encaixe a figura que foi cortada exatamente na imagem que tem na base do furador. Se por acaso você pulou alguma parte, volte encaixando as figuras. Hum, não sei se me fiz clara... Nada como fotos... Segunda, eu prometo, posto um PAP, ok?

    Ah, obrigadinha pelo comentário, adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. OI Claudinha... que PAP maravilhoso.. Vou tentar fazer e depois te mostro tá. Não conhecia seu blog, mas apaixonei! Agora, vou passar sempre por aqui. Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi, seu blog é muito cute... o PAP está lindo... pena que eu não saiba trabalhar com essa arte hehe... mas acho lindo e admiro quem faz coisinhas tão belas.
    Ah, vi que vc é mestre em linguística... minha pós tb é nessa área...
    bjs
    http://www.larfamiliaecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Perfeito amei cada detalhe, seu trabalho é maravilhoso obrigada por compartilhar!
    Adorei sua visita também estou te seguindo!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  17. Amei esse pap....
    Obrigada pela visita no meu blog.
    Passa lá e aproveita pra participar do sorteio!
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. muitooo lindoo... comentei sobre esse seu trabalho aqui ó, da uma olhada

    http://scrapsticas.blogspot.com/2011/08/pap-bloquinho-de-anotacoes.html

    ResponderExcluir
  19. Que lindo!!! O PAP ficou ótimo! Parabéns!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Nossa, muito lindo!!!!
    Parabéns!!!
    Desse jeito, vc inspira todo mundo a fazer scrap!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Claudia, obrigada pela visita! É uma honra!
    Puxa vida, um dia quero scrapear assim. Lindo demais o bloco, quanto detalhe delicado, um sonho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Claudinha, muito legal o PAP, vc fez com todos os detalhes, obrigada
    bjos

    ResponderExcluir
  23. q linda cluadia!!!!

    adorei sua idéia! posso copiar?...rs

    bjsm mary

    ResponderExcluir
  24. Adorei seu pap!
    Tem sorteio acotecendo lá no meu blog.
    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  25. Que fofo Claudinha, amei!!!
    Vou fazer com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  26. que lindo! adorei a dica, postei no fórum do Armazem com os créditos!
    http://www.armazemcriativo.org/t1696-hibrido-porta-recado-de-geladeira#54663

    ResponderExcluir
  27. Ficou muito lindo Claudinha!!! E o PAP ficou show!!!

    ResponderExcluir
  28. Minhaa nosssaa!!que coisa lindaaa...amei!!! e o PAP está super bem explicado..muito obrigada!! já me tornei seguidoraa...
    espero sua visitinha no meu blog..ta rolando sorteio por lá!
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. maravilhoso!!!acabei de fazer o meu ficou divino!!!obrigada por compartilhar!!!um abraço

    ResponderExcluir
  30. Muito lindinho e delicado!!! Adoro PAPs!!! Já estou seguindo você!! Parabéns pelo blog!! =D

    ResponderExcluir
  31. Oi Claudinha !!!
    Adorei o pap e achei lindo o bloquinho, e me serviu de inspiração!!!
    Eu fiz um...postei no meu cantinho.
    Bjs, Luciléia

    ResponderExcluir
  32. Oi! Adorei o blog e este pap. Me empolguei tanto que fiz tb. Sou super novata no mundo do scrap e gostaria de opiniões sobre este trabalhinho. Pode me ajudar? Vou ficar feliz em saber a opinião de uma super scrapper como você! Beijinhos!
    http://artesflordelisa.blogspot.com/2011/12/premio-recebido-primeiro-scrap.html

    ResponderExcluir
  33. oi Claudia, amei seu pap, fiz as lembrancinhas para natal usando como inspiração... postei no meu blog e coloquei seu link, bjks

    ResponderExcluir
  34. Amei, farei um e assim q estiver prontinho volto pra contar.
    Bjokas
    Viviane Barros
    http://coisinhaetal.blospot.com

    ResponderExcluir
  35. Oi, então voltei pra contar que consegui fazer o bloquinho, claro seguindo seus passinhos...http://coisinhaetal.blogspot.com/2012/01/voltandoe-com-bloquinho-de-geladeira.html, está ai. Obrigada pelas dicas.
    Bjokas
    Vivi Barros

    ResponderExcluir
  36. Oi Claudia!

    Descobri seu blog através do Craft Book e ameiii o PAP do bloquinho!!
    Parabéns pelo capricho na execução do trabalho!
    Vou te seguir e sempre espiar as tuas idéias lindas tá!
    Se quiser, visita meu blog depois: www.scrap-and-fun.blogspot.com
    Bjoss

    ResponderExcluir
  37. Oi Claudinha, amei o pap...vou fazer...
    Adorei seus trabalhos, vou te adicionar no craft book.
    Espero sua visita no meu blog... http://sabrinacostareis.blogspot.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Oi Claudinha, fiz o bloco seguindo suas instruções e coloquei no meu blog. Obrigada por disponibilizar esse projeto. Bjs

    ResponderExcluir
  39. Gostei muito deste pap. Vou fazer um e lhe falo. Bjus

    Val
    www.crieartezzanato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Lindo demais,usarei esse bloquinho como lembrança do culto de jovens.
    Maravilhoso seu trabalho,Deus continue abençõando.

    ResponderExcluir
  41. amei.... muito lindo seu trabalho e obrigada por nos mostrar o passo a passo.

    ResponderExcluir
  42. Maravilhoso!!!!!!!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  43. Adorei, estava pensando em fazer para o dia das mães, acho uma otima lembracinha, beijos, e obrigado por repartir com a gente.
    www.arteminhaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Puxa! A cada passo me surpreendia e me encantava, vc. é 10, muito bem explicado, eu nunca fiz, mas agora vou bora comprar materiais. Obrigada!Adriana Brandao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Adriana! Depois me conta se deu tudo certo!
      Beijo

      Excluir
  45. Arrasou...que linda que ficou, não tenho todos materiais, mas dá para ter uma ideia e improvisar. Quero fazer uma agenda para mim, tipo um caderno de anotações mesmo. Estou começando e me sinto insegura, mas vou pegando confiança e vamos que vamos kkkkkk Um lindo dia <3 Beijos Claudinha!

    ResponderExcluir